O PIC$ Bio é um jogo de cartas dinâmico que ensina Educação Ambiental com foco no impacto das atividades humanas sobre o Meio Ambiente – a pegada ambiental – abordando diversos temas atuais e promovendo a conscientização sobre o consumo responsável e a sustentabilidade ambiental.
OBJETIVO DO JOGO
Terminar com a menor pegada ambiental possível, planejando melhor seu impacto sobre o Meio Ambiente. Livre-se de suas cartas, organizadas em quatro temas ambientais super importantes!
ESTE JOGO DESENVOLVE:
- Interação social e debates
- Capacidade de associação
- Planejamento e raciocínio lógico
- Matemática e Língua Portuguesa
- Temas transversais: BNCC e ODS
- Educação e Alfabetização
Temas principais
Os temas ambientais principais se dividem em:
A pegada ambiental, também conhecida como “pegada ecológica,” é uma medida que avalia o impacto ambiental das atividades humanas, como o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos. Essa medida quantifica a quantidade de terra e recursos necessários para sustentar o estilo de vida de uma pessoa, comunidade, empresa ou país, levando em consideração diversos fatores, como o consumo de água, energia, alimentos, produtos manufaturados e a emissão de gases de efeito estufa.
A pegada ambiental pode ser usada para identificar áreas onde é necessário reduzir o consumo de recursos naturais e adotar práticas mais sustentáveis.
São considerados diversos componentes no cálculo, incluindo:
(Clique sobre os itens abaixo para saber mais)
Mede a quantidade de emissões de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa gerados por uma atividade ou estilo de vida. Isso está relacionado principalmente ao uso de energia, transporte e produção de alimentos.
Avalia a quantidade de água doce utilizada direta e indiretamente para sustentar as atividades humanas, incluindo o consumo direto de água e a água utilizada na produção de alimentos e produtos.
Considera o impacto ambiental da produção, distribuição e consumo de alimentos, levando em conta fatores como agricultura, transporte e desperdício de alimentos.
Calcula a quantidade de resíduos sólidos produzidos e seu impacto ambiental, incluindo a quantidade de lixo que é reciclada, compostada ou enviada para aterros sanitários.
Esses e outros temas podem ser trazidos à mesa de debates, ao final do jogo, enriquecendo a discussão.
Vence aquele que tiver a menor pontuação ao final das rodadas, ou, por consequência, uma menor pegada ambiental!
Assista ao vídeo-tutorial mostrando o passo a passo e todas as dicas para jogar o PIC$ Bio!
Aqui você encontra um conjunto de materiais de apoio para educadores, pais, alunos e demais interessados no uso do jogo PIC$ Bio com aplicações pedagógicas:
Em breve, teremos aqui dicas pedagógicas cuidadosamente elaboradas para integrar o jogo ao currículo escolar, planos de aula prontos para usar que exploram os temas abordados no jogo de maneira interativa e envolvente, além de uma variedade de outros itens, como cartilhas educativas, atividades para sala de aula e guias de discussão em grupo.
Estamos comprometidos em fornecer todo o suporte necessário para que o jogo PICS Bio não seja apenas uma experiência de entretenimento, mas também uma ferramenta valiosa para o aprendizado de Educação Ambiental e outros temas transversais.
Junte-se a nós nesta jornada educativa e inspiradora!
A tabela de anotações é uma proposta que complementa os objetivos do jogo.
Seu preenchimento favorece o cálculo mental de operações simples de adição e subtração, além do desenvolvimento de habilidades que envolvem o tratamento e organização de informações. Ela serve como um perfeito recurso que vai motivar a reflexão temática proposta ao final da partida e possibilitar a compreensão das estratégias adotadas.
tabela de anotações
Baixe aqui nossos planos de aula alinhados com a BNCC, desenvolvidos para complementar o Jogo PIC$ Bio e enriquecer o aprendizado de forma integrada e eficaz. Criados em parceria com o Instituto Brasil Solidário, os planos são atualizados periodicamente.
Linguagens
Plano nº052
Ensino Fundamental - 5º ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Objeto de conhecimento: Escrita colaborativa.