por meio de jogos
A Educação por meio de jogos é uma abordagem de ensino que utiliza elementos lúdicos para promover a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades.
O objetivo é envolver os alunos de uma forma que os motive intrinsecamente a participar ativamente do processo de aprendizagem, tornando-o mais envolvente, divertido e eficaz.
Nos últimos 7 anos o Instituto Brasil Solidário tem se dedicado a propostas educacionais por meio de jogos, incluindo os cases de sucesso Piquenique e Bons Negócios, no projeto Vamos Jogar e Aprender.
A educação por meio de jogos desempenha um papel significativo no campo da educação escolar e familiar.
São várias razões pelas quais a educação por jogos é importante:
Engajamento
Os jogos são naturalmente envolventes e motivadores. Eles permitem que todos se divirtam enquanto aprendem, o que pode aumentar a motivação intrínseca para adquirir conhecimento e habilidades e se tornar o ganhador.
Aprendizado prático
Os jogos frequentemente oferecem simulações ou cenários que permitem praticar o que se aprende. Isso ajuda a consolidar o conhecimento de maneira mais eficaz do que a aprendizagem passiva.
Resolução de problemas
Nossos jogos trabalham com a resolução de problemas, o que ajuda o desenvolvimento de habilidades cognitivas cruciais, como pensamento crítico, raciocínio lógico e habilidades de tomada de decisão.
Aprendizado colaborativo:
Nossos jogos incentivam a colaboração entre os jogadores, promovendo habilidades sociais e trabalho em equipe, que são fundamentais tanto na educação quanto na vida profissional.
Motivação intrínseca:
Os alunos se sentem no controle de sua aprendizagem e têm a oportunidade de explorar, experimentar e aprender com seus erros, eles desenvolvem uma motivação intrínseca mais forte para o aprendizado.
Personalização da aprendizagem
Os jogos podem ser adaptados ao nível de habilidade e ao ritmo de aprendizado de cada aluno, tornando a educação mais personalizada e eficaz e com uso de planos de aula e educação por projetos.
habilidades específicas
Os jogos podem ensinar habilidades específicas como matemática, ciências, línguas e cidadania, podendo ser uma maneira eficaz de abordar tópicos complexos em família ou na escola.
Memorização e retenção
A aprendizagem nos jogos envolve repetição e prática, o que ajuda os alunos a memorizar e reter informações de forma mais eficaz.
estilos de aprendizagem
Os jogos atendem a uma variedade de estilos de aprendizagem, incluindo visual, auditivo e cinestésico, tornando o aprendizado mais acessível a um grupo diversificado de alunos.
O Instituto Brasil Solidário (desde 2017) responde pela implementação do projeto Vamos Jogar e Aprender, com formação de professores e utilização dos jogos Piquenique e Bons Negócios – um jogo de tabuleiro e outro de cartas – focados em Educação Financeira, abordando conceitos de poupança e investimentos.
O projeto está sendo implementado em todo país, com alcance hoje superior a mais de 1.3 milhão de alunos e 4.5 % da rede pública de ensino, e mais de 7 mil professores formados em cursos de alfabetização financeira.
Saiba mais: www.vamosjogareaprender.com.br
PIQUENIQUE é um jogo de tabuleiro que promove reflexão sobre decisões de consumo e finanças pessoais de forma lúdica. A ideia central do jogo é poupar para chegar ao parque com dinheiro suficiente para comprar os alimentos de sua preferência e ter a maior quantia de sobra.
BONS NEGÓCIOS é um jogo de cartas que oferece ótimas oportunidades de instigar a negociação e exercitar, de forma lúdica, as habilidades de empreender e investir. O objetivo do jogo é obter o maior lucro possível com a compra e venda de produtos.
Para municípios parceiros que aderem ao projeto são oferecidos, de forma gratuita, cursos de formação para professores (rede municipal e/ou estadual), além da oferta dos jogos Piquenique e Bons Negócios.
Os jogos PIC$ e PIC$ Bio! também são ofertados na proposta, mas podem ser adquiridos de forma individual, e ainda por escolas particulares, contribuindo diretamente com a sustentabilidade e expansão do projeto com apoio da sociedade civil, de forma ilimitada!
PARCEIROS
ALIANÇA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
A Aliança da Educação Financeira visa solucionar um problema nacional e global, promovendo acesso a conceitos básicos e avançados relacionados à Educação Financeira e sensibilizando famílias, educadores e gestores públicos sobre a importância de se adotar uma visão de mundo sistêmica, unindo conceitos de empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade.
Tal conduta é fundamental para o desenvolvimento do país, por meio de um tema que apresenta grande potencial de transformação e de geração de benefícios para a sociedade a curto, médio e longo prazo, trabalhando de forma intersetorial – ou seja, unindo empresas, governo e sociedade em suas ações.
Financiado por meio de parceiros público-privados que estão alinhados na mesma causa, o projeto de Educação Financeira por meio dos jogos Piquenique e Bons Negócios conta com a expertise do INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO, organização não governamental brasileira, responsável pela gestão de recursos que compõem a Aliança da Educação Financeira.
Por meio dos parceiros, o Instituto promove a expansão qualificada e impacto dos jogos por todas as regiões do território brasileiro e na América Latina.
Faça parte dessa iniciativa!
Parceiros da Aliança da Educação Financeira: