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perguntas frequentes
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Perguntas frequentesFAQ

Sim. O PIC$ e o PICS Bio já podem ser adquiridos em nossa página de vendas (PICS GO e PICS MAX, em breve).

Para comprar mais do que 10 unidades, fale conosco.

Recomendamos a utilização a partir dos 12 anos. No entanto, menores de 12 anos podem jogar em dupla com jovens mais velhos ou adultos.

O tempo varia de 45 minutos a 1 hora, considerando as três rodadas sugeridas, com preenchimento da tabela e roda de debates, conforme as regras. Mas, caso não haja tempo de fazer as três rodadas com as tabelas preenchidas, poderá acontecer um momento posterior à finalização do jogo a partir da última rodada realizada.

Todos os quatro jogos fazem parte da Família PIC$ e seguem a mesma dinâmica.

Além das diferenças temáticas de cada um, o PIC$ MAX é o único cujo vencedor é aquele que terminar primeiro as cartas em suas mãos – não há a contagem de pontos e uso de tabelas de anotações

Já o PIC$, PICS Bio e o PICS GO trabalham com pontuação, mas neles vence o jogador que somar menos pontos – menor endividamento ou pegada ambiental.

No mínimo três (3) e no máximo dez (10) jogadores (ou mais pessoas no caso de jogado em duplas de jogadores).

Quando jogado em duplas, a dupla pode “decidir em conjunto” as cartas a serem descartadas, estratégias e análises de situações.

No PIC$, PIC$ GO e PIC$ BIO vence quem fizer menos pontos. Aquele que somar mais pontos é o maior perdedor.

Os pontos no final da partida indicam o tamanho do endividamento (PIC$ e PIC$ GO) ou tamanho da pegada ambiental (PIC$ BIO).

Como mencionado anteriormente, no PIC$ MAX não há contagem de pontos ao final, vence quem se livrar de suas cartas primeiro.

Além de um pouco de sorte, para vencer é necessário planejar e controlar o endividamento ou pegada ambiental, analisando cartas, situações e temas ao longo das rodadas.

Sim, faz parte da dinâmica dos jogos realizar a leitura em voz alta de todo o conteúdo das cartas. Essa ação promove o desenvolvimento da oralidade, estimula a atenção dos jogadores e o aprendizado por associação.

Se não realizar a leitura em voz alta, você deverá ser punido. Qualquer jogador pode lhe denunciar e você deverá retirar uma nova carta da pilha de compras.

E quando for ficar apenas com uma carta na mão e não anunciar gritando PIC$! (ou BIO!), poderá ser denunciado e será obrigado a comprar duas novas cartas da pilha de compras.

Não. Os jogos PIC$, PIC$ GO e PIC$ BIO admitem um único vencedor.

Caso exista um empate em número de pontos, deverá ser contado o total de números de cartas. Vence, então, quem tiver o menor número de cartas.

Você deve juntar todas as cartas que foram descartadas sobre a mesa, embaralhá-las e formar uma nova pilha de compras.

Se você possuir uma carta coringa, pode descartá-la. Mas atenção: as únicas cartas coringas que podem ser descartadas em qualquer situação são as cartas TROCAR COR ou COMPRAR + 4. Caso não possua nenhuma dessas cartas coringa, você deve comprar uma carta da pilha de compras.

Não se trata apenas de troca de cor, mas sim de trocar o tipo de gasto, que deve ser sempre anunciado!

É uma escolha pessoal e estratégica. Você pode escolher continuar com a mesma cor (gasto) ou trocar por outra, vale analisar o jogo e fazer a escolha certa. É preciso sempre anunciar o tipo de gasto (escrito na lateral de todas as cartas).

A carta COMPRAR + 4 não altera a cor/tipo de gasto, que deve permanecer o da carta anterior.

Não, elas somente podem ser descartadas quando uma igual tiver sido baldada sobre a mesa, igual em número ou em cor/tipo de gasto.

Ela NÃO pode ser descartada após uma carta COMPRAR + 4!

MAS a carta COMPRAR + 4, por ser coringa, pode ser descartada após uma carta COMPRE + 2!

Sim. Você pode descartar tanto em cima de uma carta coringa igual, como em cima de uma carta coringa diferente. Exemplo: você pode descartar uma COMPRAR + 4 tanto em cima de uma COMPRAR + 4, como em cima de uma TROCAR DE COR ou, ainda, COMPRE + 2.  

Não. Você deve comprar a quantidade de cartas que corresponde à soma das cartas descartadas, nesse caso: 12 cartas.

Esse processo é igualzinho quando envolve a carta COMPRE + 2 (se forem descartadas uma certa quantidade dela antes da sua jogada e você não possuir uma carta igual, em número ou em cor, você deve comprar a quantidade de cartas que corresponder à soma das cartas que foram descartadas).

Sim. Se você comprou uma carta e, dessa compra, retirou uma carta igual, em número ou em cor, ou mesmo uma carta coringa, pode descartá-la ainda durante a sua jogada.

Mas atenção: se tiver que comprar cartas a partir da carta COMPRE + 2 ou COMPRE +4, nesses casos o jogador NÃO pode descartar na sequência uma carta pois trata-se de cartas de estratégia de endividamento ou “penalização”.

Qualquer jogador pode lhe denunciar e você deverá comprar duas (2) cartas da pilha de compras. Nesse caso, não poderá descartar imediatamente, mesmo que seja igual à carta sobre a mesa ou uma carta coringa.

Quando se tratar do PIC$ BIO, o jogador deve gritar BIO e, em caso de falta, a punição segue a mesma.

A tabela de anotações é uma proposta que complementa os objetivos dos jogos.

Seu preenchimento favorece o cálculo mental de operações simples de adição e subtração, além do desenvolvimento de habilidades que envolvem o tratamento e organização de informações. Ela serve como um perfeito recurso que vai motivar a reflexão temática proposta ao final da partida e possibilitar a compreensão das estratégias adotadas. Você pode baixar a tabela em nossa sessão “Materiais de apoio”.

Orientamos, para fins pedagógicos, a utilização da tabela que deve ser feita através do download em nosso site.

Todos devem realizar os cálculos apontados a partir do preenchimento da tabela, em cada rodada. Essa prática facilitará a realização do cálculo final e a indicação do jogador que venceu o jogo.

Lembre-se que cada jogo  tem uma tabela própria.

Você pode baixar, imprimir e realizar o preenchimento da tabela de anotações que fica disponível em nosso site, na sessão “Materiais de apoio”.

Não. O jogo não permite nenhuma troca de carta entre os jogadores. Você só pode utilizar as cartas que recebeu no início do jogo e as que foram compradas ao longo das rodadas.

Os jogos foram idealizados para que efetivos aprendizados de educação financeira e educação ambiental sejam alcançados, sendo as regras pensadas para esse fim por especialistas. Entretanto, você pode criar e desenvolver variações a partir deles, ampliando as ideias e possibilidades pedagógicas.

Não. Os jogos desenvolvidos pelo IBS dialogam com todas as áreas do conhecimento, estando alinhados à BNCC e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Outras questões também podem ser trabalhadas a partir do seu uso, como: a interação social e a promoção de debates, a capacidade de associação, o raciocínio lógico, a organização e o planejamento, entre outros. Consulte os planos de aula e use sua imaginação para a construção de muitas possibilidades pedagógicas.

É possível ainda analisar cada uma das 56 cartas de cada jogo e planejar momentos específicos, debates e projetos com as temáticas apresentadas.

É um jogo que ultrapassa os muros da escola, podendo chegar aos lares e famílias dos alunos. Mesmo muitos adultos se divertem enquanto aprendem sobre finanças, planejamento do orçamento familiar, consumo e endividamento.

É também fonte de reflexão a todos sobre as consequências das suas ações no meio ambiente, sobre as suas pegadas ambientais.

Não. Está em desenvolvimento um aplicativo para Android e IOS que funcionará como uma calculadora e tabela de resultados, com preenchimento digital.

O maior perdedor (aquele com maior pontuação) deverá identificar qual o tipo de gasto (cor) ou elemento da natureza em que obteve maior pontuação.

Uma vez identificado, deve escolher até três cartas deste tipo e trazê-las para um debate em grupo, fazendo uma analogia da descrição dessas cartas com sua vida e/ou importância do tema para a sociedade.

Não. O número de baralhos depende da quantidade de jogadores.

Recomendação:

Dois baralhos
• Para partidas com 6 ou mais jogadores.

Um baralho
• Partidas com até 5 jogadores.
• Partidas rápidas com 6 ou mais jogadores.

Dessa forma, em locais com muitas pessoas para jogar, como uma sala de aula, uma única caixa de PIC$ permite 2 partidas distintas usando-se 1 baralho por mesa.

Atenção na conferência de cada baralho dentro da caixa: faça regularmente a separação completa de tipos de cartas. Use elástico para separar cada um se for necessário e facilitar.